Olá bixcoitos,
Hoje iremos falar sobre Disney, livros e músicas. Vi uma tag no canal da Beatriz Paludetto e decidi adaptá-la. O jogo é o seguinte, vou falar sobre uma personagem, relacionar uma música aquela princesa e logo em seguida, um livro.
Já aviso e comunico que se trata apenas da minha humilde opinião, vocês tem todo o direito de discordar e o dever de compartilhar comigo nos comentários. So, let's go?
PS: Alerta de spoiler
Vou começar falando de uma das minhas princesas favoritas, aquela que vive no mar, que tem mil irmãs e é toda trabalhada na voz: Ariel.
"Se você pode dizer e alguém pode ouvir, não deixe de falar. Amanhã pode ser tarde demais."
A primeira história dessa sereia foi escrita por Hans Christian Andersen, e mesmo ainda não tendo nome, a pequena sereia já tinha sido definida como uma garota curiosa, silenciosa e pensativa. Infelizmente, na história original, nossa amada princesa vira espuma do mar.
Entretanto, a Disney transformou a história, trazendo músicas alegres (ouça "Aqui no mar") , um toque de carisma para os personagens, um nome para todos eles e um merecido final feliz com o príncipe Eric. Nas duas histórias, a menina se apaixona tendo visto o príncipe apenas uma vez e ao visitar a bruxa do mar (Úrsula) pede para abandonar a cauda de sereia e virar uma humana, mas para isso teria que abrir mão de sua voz. Contrariando todos os seres do mar, ela larga sua vida e aceita o acordo com a bruxa para tentar conquistar e ganhar o amor de Eric (o príncipe mais gato da Disney).
Muitos diriam que a Ariel foi teimosa em contrariar todos ao seu redor, eu acredito que não há ato de fé e coragem maior (vamos combinar que para abandonar tudo por um amor, o mais importante é acreditar nesse amor, e nesse caso, acreditar que ele possa ser recíproco).
Pensando nessas características, eu decidi indicar o romance "Quando a noite cai" da Carina Rissi, onde a relação relatada na história é notável desde o primeiro momento e parece que veio de outras vidas... E as músicas escolhidas foram "Me namora" da banda Natiruts e "Love me like you do" da Ellie Goulding por passar todo o sentimento da Ariel para fazer uma loucura e viver um romance como esse. Cá entre nós, você largaria tudo o que conhece, abriria mão da sua voz por um romance incerto?
A nossa segunda princesa é a afrontosa Bela.
"Nunca devemos julgar as pessoas pela aparência, pois elas podem nos surpreender."
Na história original nossa princesa já se mostra humilde, e das suas irmãs (sim, ela tem 2 irmãs no conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont) também é a mais simples, pedindo apenas algumas rosas em uma viagem que o pai dela faria. E foi essa rosa que causou o problema, na volta de sua viagem, ele decide pegar a rosa no castelo da Fera, que o jura de morte a menos que uma filha tomasse o seu lugar no castelo. E assim que a Bela acaba indo pra lá e todo o romance acontece.
A Disney mais uma vez traz ao conto mais beleza, recheio e encanto a história trazendo os objetos com personalidades únicas, substituindo as duas irmãs pelo vaidoso Gaston e trazendo um encanto extra a história com as músicas (A trilha sonora do filme é perfeita).
Nos dois contos, a personalidade da Bela não muda. Sua essência continua determinada, inteligente, e fora dos padrões.
Pensando nisso, apesar de todas as histórias que foram criadas tendo como base o universo de "A Bela e a Fera", vou indicar um livro totalmente fora dos padrões e inesperado (acredito que ele faz parte de uma série, mas eu o li independente e a falta dos anteriores não me atrapalharam na leitura) que é "Uma dama fora dos padrões" da Julia Quinn. Nessa história, conheceremos a Billie, uma personagem incrível que não gosta de vestidos, gosta de ler, gosta de contabilidade e foge de clichês. O título a descreve "fora do padrão", assim como a Bela.
E a música, decidi por "Do seu lado" de Nando Reis, mas interpretado por "Jota Quest", essa foi escolhida somente pelo romance, parece que foi descrito pra eles.
A terceira escolhida não é uma princesa, mas é a minha favorita dentre todas, estou falando da Alice.
"Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então."
A história original não contém nenhum mistério, Alice foi uma das crianças que chamou a atenção do Lewis Carrol, autor e matemático, e a partir disso, ele passou a criar as aventuras do país das maravilhas para ela. Segundo a história, eles teriam uma amizade muito incomum, devido a estranha predileção do matemático por amizades infantis (se quiserem, faço uma postagem sobre isso futuramente). A história da personagem, no entanto é totalmente non sense, o país das maravilhas é uma terra encantada e maravilhosa, como os filmes mesmo nos mostram, lá tudo é possível e é por isso que amo esse livro. Nas duas traduções que li de Alice (tanto do país das maravilhas quanto através do espelho), ficou claro para mim que todo aquele mundo vinha da imaginação da personagem, mas, o que indica que não é real? (Referência a Harry Potter).
Na minha opnião, a animação da Disney é fantástica, personagens como o chapeleiro maluco, a rainha de copas, a lebre de março e o famoso coelho branco demonstram de forma brilhante a capacidade de imaginar e criar que temos na infância e nos trazem dúvidas e reflexões como "Qual o motivo de comemorarmos somente 1 aniversário se temos 364 desaniversários por ano?" ou "Qual caminho tomaremos se estamos perdidos?" e ainda nos ensina a acreditar em coisas impossíveis. (Eu poderia escrever uma postagem inteira sobre Alice e ainda não conseguiria escrever todos os ensinamentos que esse livro nos passa).
Para a minha personagem favorita da Disney, gostaria de indicar um outro personagem favorito: Peter Pan (Amo a edição da Zahar), mas também gostaria de indicar um conto do livro das Crônicas de Narnia - O sobrinho do mago. Pensei muito numa música para o livro e optei por duas desconhecidas, "O sonho de uma flauta" e "Eu não sei na verdade quem eu sou", ambas do Teatro Mágico. Optei por elas pois nos dão um novo conceito sobre a vida, nos faz ver as coisas fora da caixinha, acompanhando o clima de magia dos livros citados acima.
Hoje, ficarei por aqui bixcoitos.
Compartilha comigo sua opinião e comenta se vocês gostariam de uma parte 2
-Mila
Comentários
Postar um comentário