Top 10 cartas favoritas de Core Set 2021



Após o problema do atraso de Ikoria: Terra de Colossos devido a Pandemia, Felizmente teremos Core Set 2021 no dia certo e planejado!!

Mas Gabriel. eu jogo Magic a pouco tempo ou até mesmo nem jogo, o que é um core Set e porque ele ta 1 ano adiantado? 

Bom, Core Set, ou Coleção básica, Antes chamado de "Basic Set" é uma coleção focada em reprints (porém desde M10 não são exclusivamente isso) de cartas que tem uma boa interação com os Blocos futuros que serão lançados e também com uma boa interação com os blocos que vão cair na próxima rotação (farei um post sobre isso mais pra frente), e alem disso, também são ótimos produtos direcionados a jogadores novatos, por serem muito bons pra interagir com os Planeswalkers/Welcome Decks e o Deck Builder's Toolkit. (produtos esses 100% direcionados a pessoas que estão começando e não sabem/tem pouca experiencia com o jogo e montagem de Decks).

Eeeeeeeeeeentretanto, isso não quer dizer que M21 (A abreviação oficial do nome) não tenha carta boa, muito pelo contrario. Essa edição veio com coisa MUITO BOA MESMO. Algo que eu sinceramente não via nos Core Set a muito tempo.




Ahh. Os Core Set Tem esse costume de ter o ano adiantado em relação a quando foi lançado pois é o ano em que ele será o único set básico vigente nos torneios (ex: M20 foi lançado ano passado porém ele foi o único vigente em 2020, já que M19 rotacionou em setembro de 2019).


Vamos conhecer agora o meu Top 10 cartas favoritas da coleção. Lembrando que essa lista é baseada em o quanto eu gostei da carta e o quando eu acho que ela joga! Independente de ser no meu deck ou não. Você pode jogar de maneira diferente e achar que as cartas que coloquei aqui não são exatamente boas.



Menções Honrosas: Alguns Reprints. 



   
Vou ser sincero que não esperava nenhuma dessas cartas aparecerem num Set básico, ainda mais juntas.



AS 5 CARTAS SÃO ESTUPIDAMENTE FORTES E BOAS! 
Porém já existiam, Quem joga a muito tempo sabe que elas são boas e o impacto que eles tiveram quando foram originalmente lançadas, Então por isso não achei justo colocar elas aqui, preferi manter o Top 10 só com cartas Novas mesmo. 




Número 10: Levante De Garruk (Garruk's Uprising)

Cartas que faziam esse efeito ja existem, porém nunca esses 3 efeitos na mesma carta!



Dar atropelar para as suas criaturas não é algo novo, Comprar uma carta quando uma criatura de poder 4 ou mais entra no seu campo também não. Porém, pra ter esses 2 efeitos você precisaria de 2 cartas, sendo 1 encantamento e 1 Planeswalker e 5 manas no total. E sabemos que tirar Planeswalker do campo não é exatamente difícil, agora tem MUITAS remoções no jogo pra isso, e encantamento também, só a cor verde já tem uns 4 ou 5 que me veio na cabeça sem pensar muito.
A graça de Levante do Garruk é ter os 2 efeitos que são bem relevantes, ainda mais em decks de criaturas pesadas e fortes por apenas 3 manas, e diferente dos Planeswalkers, que qualquer cor consegue tirar, já que é só bater nele que ele morre. Encantamento já são outra historia né, Azul e vermelho não são cores muito conhecidas por conseguir remover esse tipo de carta do campo. E como se não bastasse, ele se repõe na sua mão te dando uma carta quando entra no campo.





Numero 9: Rin e Seri, Inseparáveis (Rin And Seri, Inseparable) 


 
Essa carta me deixou apaixonado, eu amo cachorros e gatos. Ah, Rin é o cachorro e Seri é o gato



 Infelizmente é uma carta de Buy-A-Box (carta que só vem se você comprar uma caixa de booster fechada) mas MEU DEUS, QUE BUY-A-BOX! Eu gostei absolutamente de tudo nessa carta: a arte, o custo, poder/resistência, efeitos, tipo! O fato de ela ser Naya (Vermelho, branco e verde) foi a cereja do bolo pra mim que a muito tempo procuro um comandante dessa combinação de cores que me agrade, Fora que ele possibilita você criar um deck só com cachorros ou só com gatos, já que quando você conjura (lembrando que mesmo que for anulado o efeito acontece) uma mágica de um tipo, ele cria uma criatura de outro. E como se não bastasse, por 3 manas você pode dar uma quantidade estupida de dano num bichão ou até mesmo em um oponente e de quebra recuperar a vida que perdeu durante o jogo. Muito muito bom mesmo!
Ela só tá tão baixa na lista porque você TEM que montar ela como comandante, não acho que exista algum deck em que ela entre como uma das 99.





Numero 8: Vito, Espinho da Rosa do Ocaso (Vito, Thorn Of The dusk Rose)



Se você tem um deck focado em ganhar vida, esse bicho vai fazer o jogo acabar bem rápido.


Assim como Levante de Garruk, Cartas que fazem seus oponentes perder vida quando você ganha já existem, e cartas para dar vinculo com a vida também, Mas se você quiser ter as duas no campo, você ia precisar pagar 9 fucking manas pra isso, alem de gastar 2 cartas do seu deck, o que já diminui muito a efetividade já que você tem mais ou menos 1% de comprar cada uma durante o jogo. No caso do Vito, você tem isso por 3 manas, numa criatura com 100% de acesso na sua zona de comando! prontinho pra jogar a hora que quiser. É, 5 mana pra dar vinculo com a vida até o final do turno é muito, é verdade, mas a vantagem disso é a ameaça:

-Cara, to batendo em você com 5 criaturas, 20 de dano.
-certeza?
-sim, porque?
-Porque eu tenho mana em pé e bicho pra bloquear, se você me atacar eu dou vinculo com a vida pra tudo e ADVINHA EM QUEM VAI O DANO QUE VOU CAUSAR?

Você fez isso, e provavelmente até que alguém tenha uma remoção pra tirar o vito, os jogadores vão ficar um pouco com medo de atacar.
Ah claro, ele também funciona nas 99 num Deck de Licia também, e como se não bastasse o infeliz ainda é vampiro, ou seja, entra facilzinho num Markovão da Massa com 100% de aproveitamento.




Numero 7: Ídolo de Resistência (Idol Of endurance) 


Isso é muito muito chato num White Weenie, principalmente se você tem bicho com Toque mortifero.


Recentemente desmontei minha Zegana porque queria testar um outro deck com foco em marcadores e a minha escolhida foi uma das minhas crushs: Anafenza, A Principal. E quando vi essa carta meus olhos até brilharam.
"ue, a Anafenza não se importa com bicho pequeno, porque gostou tanto dessa carta?"
Simples meu caro leitor, 90% das criaturas de 1,2 e 3 manas no meu deck dela tem toque mortífero.
(Inclusive é um dos motivos que Nethroi, Àpice da Morte é uma peça tão importante no deck)
Essa carta me possibilita ter em velocidade instantânea, conjurar uma criatura com toque mortífero no momento exato pra destruir o bicho do oponente que me atrapalha, ou até mesmo uma criatura sem Toque mortífero mas com um efeito muito bom na hora que preciso. e apenas por 1 mana branca e uma de qualquer cor: ou seja, meio que corrige minhas curvas de mana se necessário!
E como melhor ponto: se esse artefato sai de campo, todas as criaturas que exilei voltam pro cemitério. ou seja: 0% de defeitos!




Numero 6: Planetário Cromático (Chromatic Orrery)




Porque Lanterna Cromática não era forte o suficiente né



Eu não preciso dizer que Lanterna Cromatica é quase que obrigatório em quase todo deck né. Pois então, A Wizards decidiu que Lanterna não era tao forte assim e que precisava de algo mais absurdo ainda. Eis que eles vem com Planetário Cromático
7 Manas é muito? claro que é, Mas teoricamente, essa carta só custa 2 manas, porque veja só: Ela por si só gera 5 manas que com a habilidade estática dela já me faz poder gastar como se fosse qualquer cor, o que (teoricamente) já faz ela ser  melhor que a lanterna.
E pra finalizar com chave de outro, pagando 5 manas você ainda compra uma carta pra cada cor das permanentes que você controla (lembrem-se que terreno não tem cor). Num deck de 3,4 ou 5 cores isso é de explodir cabeças! Basicamente você enche a mão todo turno.
Tudo bem, num deck de 1 ou 2 cores pagar 5 manas pra comprar 1 ou 2 cartas é caro. Mas concorda comigo que ter uma carta dessa num deck de 2 cores é bem inutil né :)




 Número 5: Epifania Sublime (Sublime Epiphany)


Talvez um dos poucos counters que eu usarei nos meus Decks


Comando Críptico Sempre foi uma carta que eu gostei muito porque é extremamente versátil, mas nunca tive pois seu preço nunca foi muito amigável (hoje ta mais barato, mas no ápice dos nossos jogos em 2014 ela custava quase 150 reais!) então nunca tive uma oportunidade de ter uma.
Passando 12 anos desde o lançamento de comando Críptico (meu deus como eu to velho) a Wizards nos trás Epifania Sublime, uma carta tão ou mais versátil que C.C, exceto pelo fato de ser um pouquinho mais pesada, o que pode afastar ela de muitos decks, já que deixar 6 manas em pé é um monte de mana, geralmente vai te fazer ficar sem jogar um turno. Porém, suas 31 opções diferentes a deixam bem atraentes, principalmente se você não pensar nela só como um counter. Veja bem: Comprar um card, criar uma ficha de criatura e devolver uma permanente pra mão custaria por baixo umas 5 manas, com a diferença de ocupar 3% no seu deck de commander e uns 90% de chance de isso não vir na sua mão ao mesmo tempo. Com essa, você tem tudo isso, mais um counter e mais um counter de habilidade, algo que não existem muitas e na maior parte do tempo, não vale a pena colocar no deck. Mesmo sendo pesada, eu tenho certeza que essa carta ainda vai subir de preço.





Número 4: Descontinuidade (Discontinuity)

O prazer de ter agora ter 2 cartas pra acabar o turno do oponente me deixa muito feliz



Parar o tempo é uma das minhas cartas favoritas do Magic (alias, preciso fazer meu top 10 cartas de magic) pelo simples fato de: Ela deixa o oponente 10x mais puto do que anular a mágica dele.
Pensa só o cara que combou, fez uma caralhada cúbica de ficha, deu impeto pra tudo e vai te bater 21456453734. e você simplesmente responde: Legal cara, agora encerra o turno e cala a boquinha vai. 
A cara de Cobre que o oponente faz quando você usa essa carta é impagável, fora que ela EXILA todas as mágicas que estiverem na pilha, então isso faz com que mágicas que não possam ser anuladas também não resolvam, e também como ela pula a fase final, permanentes que desencadeiam habilidades no inicio da fase final também não fazem efeito. Essa carta é maravilhosa demais e meio subestimada no meu ponto de vista.
Mas era uma carta única, isso é, até agora, com Descontinuidade, você vai poder ter 2 formas de fazer seu oponente querer te dar um soco. E com a vantagem de que se o safado for querer combar no seu turno, por 2 manas você estraga o dia dele. é praticamente sem defeitos. 




Número 3: Gargarote Ancião (Elder Gargaroth)




Eu sabia que a Wizards tem fetiche na cor verde, mas não precisa ser tanto assim


Como se só 5 manas para uma 6/6 com vigilância, alcance e atropelar já não fosse o bastante, Essa "pequena" criança toda vez que ataca OU BLOQUEIA, você pode colocar mais um corpinho na mesa ou ganhar mais um folego com 3 de vida ou dar aquele talento na mão pra quando for sua vez. E MEU AMIGO, ELE BLOQUEIA EM! Nem criatura com voar ele perdoa, e tão bom quanto bloquear com ele é atacar, já que ele não vira pra atacar e é bem provável que o dano vá passar, já que 6 de poder não é qualquer merda pra defender.
Como se não bastasse, ele NEM É LENDÁRIO! você ainda pode (supondo que não jogue Commander) ter mais de um no campo e conseguir comprar 2 cartas, talvez ganhar 6 de vida, e se tudo tiver de boa pra você, colocar 2 Bicho 3/3 no campo
É difícil saber o que falar dele porque ele é realmente muito forte.





Número 2: Mangara, o Diplomata (Mangara, the Diplomat)


O Bruxo nunca esteve num rolê mais aleatorio



O Ronaldinho Gaúcho Mangara é o tipo de carta que o branco precisa a muito muito tempo! 
Desde que a Wizards achou que destruir terreno e atrasar o jogo do amiguinho não são coisas legais (bom, num jogo 1X1, 50% das pessoas acham bem legais) de se fazer, o branco ficou uma cor muito fraca comparado com as outras, sobre tudo o Verde o Azul, mas aparentemente a Wizards botou a mão na consciência  e viu que tava na hora de começar a mudar isso. 
Bom, aqui está Mangara, o Diplomata. 
"Mas porque ele é tão bom?" Simples: Ele pune seu oponente por fazer algo que você não quer que ele faça. E como ele faz isso? destruindo seus terrenos e fazendo o jogo parecer uma partida de xadrez onde ninguém faz nada? 
Não. Ele te dá cartas, draw, Vantagem, Tempo, Opções. Chame como quiser, mas a questão é que não é incomum, principalmente em Commander, seus oponentes fazerem mais de uma mágica por turno, e também não é difícil seus oponentes te baterem com duas ou mais criaturas. E pra Qualquer uma dessas 2 opções (ou até mesmo as 2), você ganha carta a mais na mão.
Partindo da ideia que num jogo de 4 pessoas, pra cada carta que você compra, seus oponentes compram 3, o Mangara na mesa deixa isso MUITO mais justo pra você. Já que não vai ser difícil você estar com a mão cheia de opções pra quando seu turno voltar.




Número 1: Chandra, Catalisadora da Chama (Chandra, Flame's Catalyst)



Eu quase caí da cadeira quando vi essa Chandra.



Historicamente, a Chandra não é a melhor dos 5 primeiros Planeswalker do jogo, mas de uns tempos pra cá ela vem melhorando significativamente, Porém essa aqui é um ponto fora da curva total.
É, 6 manas é um monte de mana, mas menos que isso seria roubado pra um Planeswalker que CRESCE DANDO RAIO NA CARA! 
Seu -2 também é muito forte, permitir que você use uma mágica vermelha do seu cemitério e ainda ficar viva é extremamente forte e importante, sobretudo num MonoRed que é fácil de ficar sem gás depois de uns turnos.
E essa ultimate....Ahhhhh essa ultimate...praticamente é: -8 na Chandra aqui. Ganhei.
Descartar a mão, encher de novo e ATÉ O FINAL DO TURNO você poder conjurar mágicas (lembrem-se, mágicas engloba tudo que não for terreno) sem pagar seu custo de mana é muito, mas muito forte! Pensa assim: 9 manas no campo, você usa o ultimate dela, descarta o que tiver na sua mão, compra 7 cartas, dai uma delas é um Puxar do amanhã, você conjura ela pra comprar mais 7 cartas (porque perceba que ela diz que você PODE conjurar sem pagar o custo, não é obrigado) descarrega a mão inteira assim, talvez tenha um bicho ou 2, ou até mesmo uma instantânea que faz algo e compra um card e fácil fácil você descarregou tudo no campo no mesmo turno. E levando em conta que no vermelho dar impeto para suas criaturas não é difícil, vai ser fácil fácil vencer com ela depois de ultar.





E foi isso pessoal, espero que tenham gostado, comentem aqui embaixo quais as cartas que vocês mais estão animados pra M21, e não esqueçam de compartilhar essa postagem com todo jogador de Magic que vocês conhecem. Ate a Proxima pessoal
















Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo amigo, essa edição está vindo muito bem, cartas que gostei: Levante De Garruk (vai jogar no meu xenagos), Vito,Espinho da Rosa do Ocaso (vai jogar no meu Oloro) e essa Chandra hein, vai fazer estrago. Essa edição tem muitas cartas boas para o commander, vamos ver se vai entrar bem nos outros formatos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vito vai dar trabalho em muito deck de Commander, mal posso esperar pra ver as maldades que serão feitas. E essa Chandra ta no meu sonho desde que eu vi ela, as possibilidades com essa carta são gigantes demais. Mas acho que em outros fomrmatos não vai muito bem pelo custo de mana alto

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas têm a honra de apresentar...

Top 10 Cartas Favoritas de Ikoria: Terra de Colossos Para Commander!

Era uma vez...