Top 10 Cartas Favoritas de Ikoria: Terra de Colossos Para Commander!


Finalmente Ikoria: Terra De Colossos foi lançada!
Quer dizer, não exatamente...

Infelizmente devido a pandemia do virus com nome de cerveja/chuveiro, o pré-release de Ikoria foi adiado para 15 de maio. 
MAAAAAS isso não quer dizer que não podemos usar as cartas, ja que o lançamento do Arena e no Magic Online seguiram seu cronograma normalmente (até porque não faria sentido adiar).
Os Spoilers da coleção começaram a sair dia 2 de abril. e terminaram exatamente 7 dias depois, no dia 9. E confesso que mesmo com a expectativa la em cima, a coleção ainda conseguiu me surpreender... 

"Mas se saiu dia 9, porque você demorou tanto pra fazer esse top 10?"
Bem, por vários motivos:




1- Eu estava desanimado com a vida por vários motivos
2- Eu queria esperar todo o spoiler sair e o meu hype abaixar pra eu não falar merda precipitada
3- Eu estou fazendo uma tradução GIGANTE de 1 hora e 30 de um video pra minha mae e sem tempo pra mais nada
4- Eu demorei esse tempo todo pra decidir as minhas Top 10 porque sou indeciso.


Bom, agora que dei os motivos, vamos ao Meu Top 10 cartas de Ikoria: Terra de Colossos.


AH, ANTES DE COMEÇAR, ALGUNS PONTOS QUE PRECISO DEIXAR CLARO:

1- Eu não estou ranqueando as cartas por poder nem usabilidade, o rank é só gosto pessoal
2- A carta estar no top 10 não necessariamente diz que ela é boa, só que eu gostei dela.
3- Eu Jogo principalmente commander, e agora um pouco de Standard, então não entendo nada dos outros formatos.
4- Vide o 3, provavelmetne eu gostei da carta pro commander e não pra outro formato.
5- Se a carta nao ta aqui, não quer dizer que eu não gostei, provavelmente é porque ela não coube no top 10

Agora sim, vamos la:


Menção honrosa: O Ciclo dos triomas e dos cristais.




Garanto que muita gente pedia isso a Deus todo dia.



Os cristais e os Triomas são, provavelmente, uma das melhores coisas dessa edição. Elas ajudam a corrigir as curvas de mana, no caso dos terrenos elas podem ser buscadas por Fetchlands e outras mágicas que buscam tipo de terreno básico, e o melhor de tudo: elas não são inuteis quando você compra elas no late game, já que você pode simplesmente pagar mana e descartá-las pra comprar outra carta. Simplesmente (quase) sem defeitos. Mas então porque não entraram no top 10? simples: as cartas do top 10 são mais "originais" do que essas


 Número 10: Shark Typhoon (Tufão De Tubarões)


Não, não é Sharknado, mas parece!



Quando eu vi essa carta, eu confesso que NÃO pensei em sharknado, mas provavelmente é porque não assisti o filme.
Enfim, essa carta é fortissima num deck como o Kykar, Fúria dos ventos, ou em uma Narset, Mestra Iluminada, e em qualquer deck que seja focado em mágicas não-criaturas.
"ue, mas se ele é focado em não criaturas, qual a função de ter isso?" Simples meu caro iniciante: se você não tiver criatura na mesa as pessoas te atacam e VOCÊ MORRE!
Por isso essa carta é tão boa, você faz sua mágica normalmente e de graça você ainda acaba com uma criatura voadora com poder e resistencia igual a da mágica que você conjurou. e se você comprar ela no começo do jogo quando você não tem mana pra descer ela, você pode reciclar e AINDA ganhar uma criatura com voar pelo preço que você pagou no reciclar. Incrivel.
O motivo dela estar na posição 10 sendo tão boa é que eu ainda não tenho deck pra por ela hhuauhahuauha



Numero 9: Eerie Ultimatum (Ultimato Soturno)

Essa carta é um MONSTRO no Commander!



Finalmente eles terminaram o ciclo dos Ultimatos (essas cartas de 7 manas, com sempre 3 da cor predominante e 2 de cada cor secundária e que são fortes para caralho) depois de ter iniciado eles láááá em Fragmentos de Alara, em 2008.
E eu acredito que valeu MUITO a espera! Principalmente pelo Ultimato Soturno e o Ruinoso (que é o proximo da lista). Mas vamos começar com esse:
Por 7 manas ele te permite retornar um numero QUALQUER de PERMANENTES de nomes diferentes seu cemiterio pro campo.
O que já é muito forte em formatos construidos em que são 60 cartas e no maximo 4 copias de cada. No Singleton (Como o Commander) em que você tem 100 cartas e NO MAXIMO 1 DE CADA (que não seja terreno básico) isso em certos decks é "7 manas e voltei meu cemiterio todo. 
É até dificil falar dessa carta porque ela é autoexplicativa. é basicamente ganhei o jogo quando desce.
O motivo de ela estar na posição 9 é que eu também não tenho um deck pra ela ainda.


Numero 8: Ruinous Ultimatum (Ultimato Ruinoso)
  
Eu queria TANTO uma carta assim pra Alesha!

                                                   


Ta aqui uma carta que eu agradeci tanto quando eu vi, por que tudo que eu precisava no meu deck de Alesha, A Que Sorri Para A Morte era algo que pudesse destruir TUDO que não fosse do meu campo (bem, quase tudo, mas a Wizards ja disse que não vai mexer mais em terreno).

Board Wipe (cartas que limpam a mesa, ou seja, tiram tudo que não for terreno) nessas cores tem de quilo, mas que limpem tudo que não é seu e ainda custe só 7 manas até onde me lembro não tinhamos, é indiscutivel, se você tem um deck dessas cores, você precisa dessa carta.
O motivo de ela estar na posição 8 é que mesmo sendo tão boa, a divisão das manas no custo dificulta um pouco a conjuração.



Numero 7: Primal Empathy (Empatia Primal)


Uma carta que é interessante em um deck que tenho e que só custa 25 centavos? Quero!



Empatia primal foi uma carta que quando eu li o primeiro efeito foi tipo "meh, dificilmente isso acontece cmg", mas depois que li o segundo foi "opa, AGORA ela ficou boa!"

Tudo bem, não é uma carta MUITO interesssante pra muita gente, tanto que não vale nem 50 centavos, mas pro meu deck da Zegana, Oradora Dos Utopianos (é eu sei, a Outra Zegana é mais forte, mas pro deck que eu montei essa é mais sinergica) que se preocupa em dar atropelar pra tudo que tem +1/+1, com essa carta nela, eu basicamente dou atropelar e fortaleço uma criatura de graça todo turno, e se eu controlar a criatura mais forte do campo (que dificilmente acontece, eu tomo um Board Wipe antes) eu ainda dou um draw a mais todo turno. Muito boa!
A razão de estar na posição 7 é que ela realmente só entra num deck da Zegana mais nova, que não é muito popular.




Numero 6: Hornbash Mentor (Mentor da Chifradaria)


Parece apelido de cantor sertanejo, mas a carta é legal se souber usar.



Confesso que essa carta passou BEM batido pra mim quando tava vendo os spoilers, e ela só me chamou atenção depois de usar ela no meu Jund (Deck com as cores pretas, vermelhas e verde) no Magic Arena. A ideia de colocar um marcador de atropelar quando ele entra PRA MIM, NO MEU DECK da Zegana não é muito util, ja que ela mesma da atropelar pra tudo que tem marcador.
POREM, O fato de dar marcador pra cada criatura com atropelar deixa ele fortissimo no deck dela, basicamente é 3 manas e eu "prolifero", infelizmente tem que virar ele pra isso, mas se não tivesse ia ser muto forte e provavelmetne não ia ser tão barato hauuha
A razão dele estar no numero 6 é quase igual a da Empatia Primal, ele só ta acima porque ele afeta varias criaturas por turno ao inves de uma só.





Numero 5: The Ozolith (O Ozólito)

 É uma carta bem legal, mas que definitivamente não vale o que ta custando
                                     


Não entendam mal pela legenda, essa carta É BOA! Mas não acho que seja "35 Reais de boa". Ela tem um custo baixo e tem um efeito bem  interessante: Toda vez que uma criatura sair do campo de batalha (lembrem-se: sair do campo de batalha não é morrer, então se voltar a criatura pra mão também vale), Ela pega todos os marcadores da criatura e você coloca nesse artefato. Depois, no seu combate você pode colocar todos esses marcadores para uma criatura no campo.

"ta, mas é só uma criatura, qual a vantagem?" A vantagem é que você não perde os marcadores, que num deck DE MARCADORES é a coisa mais importante. E é ai que vem o ponto negativo: se seu deck não é focado em marcadores essa carta é bem inutil. E eu não acho que tem deck de marcadores o suficiente pra que essa carta custe esse preço. Mas se chegar a uns 10 reais com certeza vai no meu deck da Zegana, Seria util pra quando alguem matar ela.




Numero 4: Vivien, Monster's Advocate (Vivien, Protetora dos Monstros)


Eu ja gostava da vivien antes, imagina depois de ver essa carta




Historicamente eu não me lembro de ter uma carta da Vivien que eu não gostasse (é, talvez a Vivien, Patrulheira do Arco Bestial não seja muito boa pra Commander) e essa não é diferente, a estática de você poder olhar o topo do deck a qualquer momento e conjurar tudo que for criatura dali ja faz ela ser melhor do que Horda De Garruk por não dar informação aos seus oponentes. Ela crescer se defendendo ja é um ponto muito positivo, e a defesa ser um 3/3 com atropelar, vigilancia ou alcance só deixa a bixinha mais forte ainda, ja que nem criatura com voar ela precisa se preocupar.
E pra melhorar o -2 te fazer ter 2 criaturas por 1. Melhor que isso, você vai PROCURAR no seu deck uma criatura que custe menos do que a criatura que você conjurou e vai colocar no campo. Sem mais, e a criatura entra no campo MESMO que a criatura que você conjurou tenha sido anulada.
O motivo de ela estar na posição 4 é que ela entra com a lealdade baixa (3) e acaba sendo um alvo facil pra magica de dano direto.





Numero 3: Drannith Magistrate (Magistrado de Drannith)

 
Certeza que vai ter gente chorando de ver essa carta num Augustin ou numa Lavinia
                                                           



Eu dei uma risada alta quando vi essa carta pensando em todas as maldades que vou fazer com ela no meu futuro deck hatebear/stax da Lavinia, Renegada Azorious, o fato dessa carta custar só 2 mana deixa melhor ainda, já que é 90% de certeza que se ela vier na sua mão no começo, você vai descer ela antes dos seus oponentes fazer seus comandantes, e isso vai deixar eles BEM PUTOS!


Alem de impedir comandante, ele ainda impede que 100% do deck da Muldrotha, A Maré Tumular funcione, ja que o deck dela é baseado em conjurar do cemitério. Enfim, sem muito pra falar dessa carta, ela é uma grandissima filha da puta.





Numero 2: Jubilant Skybonder (Vinculadora Dos Céus Jubliante) 


O Sorriso que eu abri de ver essa carta e lembrar da minha Alela




Fazer as mágicas dos seus oponentes custem 1 a mais pra conjurar já é um negocio bem filho da puta, quando você faz custar 2 a mais pra tirar criaturas naturalmente dificeis de bloquear que vão provavelmente te matar no proximo turno é mais filho da puta ainda. Por isso eu gostei tanto dessa carta para o meu tribal de fadas/enchantress da Alela, Provocadora Ardilosa. Porque todas as criaturas importantes do deck dela voam, e acreditem, não é dificil cada uma ficar 6/6 ou até mais num jogo mais lento. Elas já são meio chatas de tirar da mesa pelo voar e pela força que geralmente ficam, imagina custando 2 a mais pra dar alvo nelas? não quero nem pensar!





E finalmente a Numero 1: Luminous Broodmoth (Mariposa-Parideira Luminosa)


O pulo que eu dei da cadeira quando vi essa carta!
                                       

Ainda não me conformo como que uma carta desse nível conseguiu passar no playtest da Wizards. O potencial pra estragar o Standard com combos infinitos que essa carta tem é absurdo, Principalmente se você combinar com Solenidade (tá, eu sei que Solenidade não ta mais no Standard, mas você entendeu). E mesmo que você não queira ser um combeiro safado pra fazer combo infinito, essa carta ainda te ajuda muito em questões de decks de sacrificio ou até mesmo só cartinhas que fazem algo quando são sacrificadas, Cão De Guarda Resoluto ou Transportador De Brasa por exemplo.
Mas tenho certeza que o povo ta estourando de imaginar combos com Croxa, Titã da fome da Morte ou com Uro, Titã da Ira Da Natureza, que são cartas que fazem algo quando entram em campo e são sacrificadas a menos que você as tenha conjurado de volta do cemitério. Com a Mariposa em campo, essas cartas fazem esse efeito 2 vezes cada vez que forem conjuradas da mão. É incrivel a versatilidade dessa mariposa. Mais uma vez: Ainda não sei como passo no Playtest da Wizards uma carta assim.
Ah, eu não recomendaria pegar uma dessa agora, ela vai ficar mais barata!




Bem pessoal, esse foi o meu top 10 das minhas cartas favoritas de Ikoria, Mas eu também quero saber as de vocês! me contem nos comentários aqui em baixo, e também quero saber o que acharam do meu top 10.
Ah, e sobre os companions, como o Lutri, por exemplo... bem, eu vou fazer um texto sobre eles logo logo...

Até a proxima pessoal!







Comentários

  1. Essa coleção está bem legal para deck commander multicolor (não sei se tu joga commander, mas se não joga devia jogar, teve coleções melhores, mas essa é uma boa coleção, rapaaa essa carta O Ozólito é muito quebrada em deck commander, colocar isso em um deck Sismic ou um deck de vorme fica muito quebrado, até no meu deck de Edgar Markov.
    Sua análise me lembrou muita a análise do Elba (Canal Fazendo Nerdice), ficou muito top até os seus avisos iniciais me lembrou a série dele "Top 10 Cartas para Commander". Caso conheça commander estou aqui pedindo para que a próxima postagem seja sobre commander :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey
      Sim, na verdade jogo apenas commander kkkkk eu fiquei uns 3 ou 4 anos sem jogar e voltei ano passado, Eu estou com 4 decks de commander nesse momento (Alela, Alesha, Zegana e Muldrotha) mas ainda tenho planos para mais uns 10 kkkk.
      Fico feliz em saber que lembrou das analises do Elba pois é o canal de magic que mais acompanho e sou muito fã dele, e realmente me inspirei bastante nele pra fazer essa postagem e pretendo me inspirar muito nas proximas.
      Ah, não tenha duvidas de que a proxima postagem vai ser sobre commander!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas têm a honra de apresentar...

Era uma vez...